sábado, 1 de dezembro de 2007

Os 4 P's de Marketing na Gestão Escolar

Os 4 P’sExiste logo de cara uma adequação a se fazer com os P’s (Produto, Preço, Ponto e Promoção) do mix, pois eles permearão as diferenciações estratégicas. Farão parte de um composto dentro do planejamento e servirão de indicadores para a gestão da instituição, com relação ao seu posicionamento e aos objetivos para cada etapa do ciclo de vida do serviço educacional.O P de produto transforma-se em P de projeto pedagógico, o qual deve ter coerência com segmentos de escolha e a função de reforçar o posicionamento da instituição. Neste P deve-se mostrar claramente os propósitos do negócio educacional e as diferenças de serviços agregados, como a preocupação na inserção do aluno no mercado de trabalho (programa de estágio).O P de preços torna-se P de preço de mensalidades e é também um dos pontos com mais forte influência no posicionamento da instituição (como desejamos ser vistos no mercado).O P de ponto ou praça trata da preocupação com a distribuição, a qual deve permear os aspectos de estrutura física do local (se o curso for presencial). Caso o curso seja a distância, a preocupação relaciona-se com a tecnologia empregada para sua realização.O P de promoção passa a ser processo de comunicação, cuja preocupação maior é com a divulgação institucional, pois está diretamente relacionada à marca da instituição e não com a propaganda de cada serviço. Esses, naturalmente, recebem a chancela, o status e a confirmação de sua marca. Depois dessa adequação e tudo alinhado dentro do plano estratégico, podemos dizer que um fator de sucesso e sobrevivência de uma instituição de ensino é a qualidade percebida pelos alunos e sociedade, validada pelo Ministério de Educação e, o que julgo de maior importância, enraizada nos colaboradores, os quais serão mais comprometidos com o mercado educacional.Está aí o grande desafio: a aproximação, ou quase um alinhamento, de critérios de qualidade para o grupo, formado pela instituição, alunos, sociedade e MEC. Somente desta forma podemos ter as relações transparentes, processos melhor desenhados, decisões mais assertivas de trocas e, com isso, teremos um negócio em que todos ganham.
Julio Dias é formado em Marketing, pós-graduando em Administração de Serviços pela POLI-USP. Atualmente é analista de comunicação da Fundação Vanzolini.

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